A Realeza Romana era composta: Pela Monarquia, República e Império.
Monarquia
Segundo as histórias existiram 7 reis, mas os historiadores dizem que não existiu os 7 reis, e sim os 3 ultimos, que uniram a sociedade romania no gens que eram porções de terra onde as famílias de históriadores trabalhavam.
A principal característica é a familia patriarcal, e é essa familia que mandava nos demais, cuidava, alimentava e dava terra para esses famílias trabalhassem.
Páter em latim, significa paternidade, o patriarca.
A principal atividade no gens era a agricultura e a pecuária. O gens também se chamavam de terras coletivas.
O que baseava na sociedade romana era o regime gentilico.
A base da sociedade era os prebleus, era composta por escravos, e aqueles homens livres sem direito político.
O senado era uma instituição política, onde as pessoas votavam e etc.
Dentro do Senado existe a Assembléia Curiata onde escolhiam ao reis e as leis e havia o Conselho dos Anciãos formados pelos patrícios que fiscalizavam o poder real.
República
Durante a monarquia romana, apenas os patrícios possuíam direitos políticos, deixando a plebe a margem da sociedade.
Na república romana, o poder executivo era o exercido por dois magistrados - Os cônsules - eleitos pela Assembléia Centuriata tinham funções administrativas e militares. Cada cônsul possuia os poderes de veta, sobre a decisão do outro. Se ocorrese algum conflito, eles escolheriam um ditador para governar durante 6 meses.
O principal órgão da República era o Senado - a assembléia dos notáveis - compostos claro.. pelos patrícios. Eram responsáveis pela elaboração das leis e exerciam um cargo vitalício e hereditário.
Tinham os pretores - aplicavam a justiça, os censores - cuidavam do censo e da censura, os edis - administravam o abastecimento da cidade, os questores - fiscalizavam a cobrança de impostos, e os tribunos da plebe - representavam os plebeus no Senado.
Fim da Aula
Danilo de Canini
0 comentários:
Postar um comentário